As cores dos alimentos podem nos ajudar a ter uma alimentação mais balanceada, pois revelam parte de sua composição nutricional e podem ser uma boa referência para montar refeições saudável.
Portanto, a primeira dica é: quanto maior a variedade de cor que você colocar no seu prato, maior a quantidade de nutrientes você estará ingerindo.
Cada cor significa benefícios e nutrientes específicos em cada frutas, verduras, legumes e grãos.
O Verde Vibrante:
Nutrientes: Fibras, vitamina K, ácido fólico, clorofila.
Benefícios: Saúde digestiva, fortalecimento dos ossos, prevenção de doenças cardiovasculares.
Alimentos de cor verde como, espinafre, brócolis, maçã verde, agrião, pimentão, couve manteiga, manjericão e muito outros, contêm vitamina A e clorofila, que auxiliam na ação antibacteriana, cicatrizante, são anticancerígenos e desintoxicantes. Além disso, eles contêm luteína e zeaxantina, antioxidantes potentes que podem retardar o processo de envelhecimento precoce, pois combatem os radicais livres.
O Laranja Vibrante:
Nutrientes: Betacaroteno, vitamina C, potássio.
Benefícios: Saúde ocular, fortalecimento do sistema imunológico, saúde da pele.
Exemplos de alimentos: Cenoura, laranja, mamão, abóbora. Alimentos laranjas ricos em nutrientes
Alimentos de cor amarela e laranja, como mamão, cenoura, laranja, manga, pêssego, abóbora e damasco, são ricos em betacaroteno, também chamado de pró vitamina A, o betacaroteno favorece a metabolização de gorduras e, por isso, representa uma opção interessante de sobremesa saudável após a ingestão de uma refeição gordurosa. São ricos também em vitaminas C e B-3, benéficas ao sistema imunológico e ao sistema nervoso.
O Vermelho Intenso:
O Branco Puro:
O Roxo Enigmático:
Nutrientes: Antocianinas, fibras.
Benefícios: Proteção contra doenças neurodegenerativas, saúde cardiovascular, propriedades anti-inflamatórias, ricos em nutrientes.
Alimentos de cor roxa, como uva roxa, beringela, ameixa, beterraba, repolho roxo, figo, jabuticaba, alcachofra são ricos em ácido elágico e quercitina, que diminuem os riscos de ataques cardíacos, são anticancerígenos e retardam o envelhecimento. Além de serem fontes de vitamina B1 nutriente importante para o metabolismo da glicose.